Aeroportos - América Latina
 

 

 

Relacionado:

> Aeroportos

> Os maiores aeroportos do mundo

> Os maiores aeroportos Brasileiros

 

 

 

Aeroporto Internacional Ezeiza/Ministro Pistarini (Buenos Aires):

O projeto do aeroporto começou em 1935 e as obras começaram em 1945. O primeiro voo aconteceu em 1946, embora o aeroporto só tivesse sido inaugurado em abril de 1949. Ao longo dos anos se tornou o principal aeroporto da Argentina, devido a sua capacidade de receber grandes jatos. Em setembro de 1998 o aeroporto foi privatizado e assumido pela Aeropuertos Argentina 2000. Nesse período o aeroporto passou por uma reforma nas suas pistas e sistema de iluminação. Em 2009 foram construídos novos terminais de cargas e de passageiros, além de um novo estacionamento. Em 2018 o aeroporto passou por uma nova reforma, que adicionou dezenove posições para aeronaves, uma nova torre de controle, novo estacionamento e ampliação do terminal de passageiros.

Fundação: 1949
Código ICAO:
SAEZ
Código IATA:
EZE
Comprimento das pistas:
3,1 km e 3,3 km
Passageiros por ano:
11 milhões
Distância da cidade: 22 km
Website: www.aa2000.com.ar
Companhias que operam no aeroporto: Aerolineas Argentinas, Aeromexico, Air Canada, Air Europa, Air France, American Airlines, Avianca, Azul, BOA, British Airways, Copa Airlines, Delta, EmiratesEthiopian, Flybondi, Gol, JetSmart, Iberia, ITA Airways, KLM, Latam, Lufthansa, Paranair, Qatar Airways, Sky, Swiss, Turkish, United, Viva

 

 

Aeroporto Jorge Newbery/Aeroparque (Buenos Aires):

O Aeroporto Aeroparque está localizado bem mais perto do centro de Buenos Aires do que o Aeroporto Internacional Ezeiza. O aeroporto foi inaugurado em 1947, no lugar do Parque de la Raza, na margem do Rio da Prata. O nome "Aeroparque" vem do fato do aeroporto estar localizado dentro de um parque. Devido ao seu tamanho limitado, o aeroporto passou a concentrar apenas voos domésticos e a ponte aérea Buenos Aires-Montevidéu, embora o aeroporto tenha sido liberado para voos internacionais para a América do Sul algumas vezes e depois recuado de volta para apenas voos domésticos devido ao aumento do tráfego aéreo.
Em 2000 o aeroporto passou por uma expansão e em 2014 ultrapassou a barreira dos 10 milhões de passageiros.
Em 2021 o Aeropaque voltou a receber voos internacionais.

Código ICAO: SABE
Código IATA:
AEP
Comprimento das pistas:
2,1 km
Passageiros por ano:
12 milhões
Distância da cidade: 2 km
Companhias que operam no aeroporto: Aerolineas Argentinas, American Jet, Flybondi, Gol, JetSmart, Latam, Paranair, Sky

 

 

Aeroporto Internacional Ingeniero Aeronáutico Ambrosio L.V. Taravell/Pajas Blancas (Córdoba)

Código ICAO: SACO
Código IATA:
COR
Comprimento das pistas:
3,3 km / 2,2 km
Passageiros por ano:
0,5 milhão
Distância da cidade: 14 km

Companhias que operam no aeroporto:
Aerolineas Argentinas, Air Europa, Copa, Flybondi, Gol, Jetsmart, Lade, Latam

 

 

Aeroporto Internacional Governor Francisco Gabrielli/El Plumerillo (Mendoza)

Código ICAO: SAME
Código IATA:
MDZ
Comprimento das pistas:
2,7 km
Passageiros por ano:
0,5 milhão
Distância da cidade: 10 km

Companhias que operam no aeroporto:
Aerolineas Argentinas, Copa, Flybondi, Gol, Jetsmart, Lade, Latam, Sky

 

 

Aeroporto Internacional Carrasco (Montevidéu):

O aeroporto remonta ao anos 40, quando o primeiro terminal temporário de passageiros foi construído, em 1946. Embora o primeiro voo no aeroporto tenha ocorrido em setembro de 1944. O terminal oficial foi inaugurado em 1953. Durante a década de 1980 foram feitas ampliações no terminal. Em 2002 foi inaugurada uma nova torre de controle e em 2003 iniciou-se a construção de um novo terminal, concluído em 2009. O novo terminal pode receber 3 vezes o volume de passageiros do antigo e atender voos intercontinentais.

Código ICAO: SUMU
Código IATA:
MVD
Comprimento das pistas:
3,2 km e 2,2 km
Capacidade de passageiros por ano:
4,5 milhões
Passageiros por ano: 0,5 milhão
Distância da cidade: 13 km
Website: http://www.aeropuertodecarrasco.com.uy
Companhias que operam no aeroporto: Aerolineas Argentinas, Air Europa, American Airlines, Avianca, Azul, Copa, Gol, Iberia, JetSmart, Latam, Paranair, Sky

 

 

Aeroporto Internacional Capitán de Corbeta Carlos A. Curbelo/Laguna del Sauce (Punta del Este)

Código ICAO: SULS
Código IATA:
PDP
Comprimento das pistas:
2,1 km / 1,6 km
Passageiros por ano:
0,2 milhão
Distância da cidade: 20 km
Companhias que operam no aeroporto:
Aerolineas Argentinas, Azul

 

 

Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez (Santiago):

As obras começaram em 1961 e terminaram seis anos depois. O aeroporto foi construído para substituir o Aeroporto Los Cerrilos e se chamava Pudahuel. Somente em 1980 passou a ter o nome atual.
Em 1994 foi construído o novo terminal de passageiros internacional, enquanto o antigo passou a ser utilizado apenas para voos domésticos. Em 2001 os voos domésticos também ganharam um novo terminal.
Em 2004 foi inaugurada uma nova pista, paralela à anterior e 252 metros mais longa.
Em 2013 foi anunciada uma grande reforma no aeroporto, aumentando a capacidade para 30 milhões de passageiros por ano, e incluindo a construção de um novo terminal de passageiros, que começou a operar em fevereiro de 2022.

Fundação: 1967
Código ICAO:
SCEL
Código IATA:
SCL
Comprimento das pistas:
3,7 km e 3,8 km
Passageiros por ano:
10 milhões
Distância da cidade: 15 km
Website: www.aeropuertosantiago.cl
Companhias que operam no aeroporto: Aerolineas Argentinas, Aeromexico, Air Canada, Air France, American Airlines, Avianca, British Airways, Copa, Delta, Gol, Iberia, JetSmart, Latam, Sky, United

 

 

Aeroporto Internacional Silvio Pettirossi (Assunção):

A história do aeroporto remonta a 1938. Na década de 1960 o aeroporto ganhou uma nova pista e voos diretos para Madri pela Iberia. O aeroporto também teve uma ligação direta com Frankfurt pela Lufthansa, nos anos 70.
Após a fundação da LAP, em 1963, o aeroporto passou a ser o HUB da companhia, que no final dos anos 70 lançou voos para Miami, Madri e Frankfurt.
Na década de 1980 o aeroporto foi renomeado para Presidente Stroessne, durante o regime militar, porém voltou a ser chamado de Silvio Pettirossi em 1989, em homenagem ao aviador paraguaio. Em março de 1980 foi inaugurado um novo terminal, enquanto o terminal antigo passou a ser ocupado pela Força Aérea do Paraguai.
Em 1995 a LAP foi privatizada e se tornou LAPSA. Em 1996 foi adquirida pela Tam e passou a focar em voos regionais na América do Sul.
Em 2013 o aeroporto passou por reformas.

Código ICAO: SGAS
Código IATA:
ASU
Comprimento das pistas:
3,3 km
Passageiros por ano:
0,3 milhão
Distância da cidade: 13 km

Companhias que operam no aeroporto:
Aerolineas Argentinas, Air Europa, Amaszonas, Avianca, Copa, Gol, Latam, Paranair

 

 

Aeroporto Internacional Viru Viru (Santa Cruz de la Sierra):

O projeto de construir um aeroporto internacional para atender a cidade de Santa Cruz de la Sierra foi concebida em 1965. Anteriormente a cidade possuía apenas o Aeroporto El Trompillo, inaugurado em 1920. O Aeroporto Internacional Viru Viru foi inaugurado em 1983 e se tornou a principal porta de entrada na Bolívia. Muitas companhias aéreas preferiram usar o aeroporto Viru Viru do que o Aeroporto El Alto, localizado na capital, em um local de grande altitude, reduzindo a eficiência das aeronaves.
Em 1997 o aeroporto foi privatizado, sendo sua operação transferida para a Airport Group International e Aeropuertos Bolivianos Sociedad Anonima.

Código ICAO: SLVR
Código IATA:
VVI
Comprimento das pistas:
3,5 km
Passageiros por ano: 1 milhão
Distância da cidade: 18 km

Companhias que operam no aeroporto: Aerolineas Argentinas, Air Europa, Amaszonas, Avianca, BOA, Copa, Gol, Latam, Paranair

 

 

Aeroporto Internacional El Alto (La Paz):

Código ICAO:
SLLP
Código IATA:
LPB
Comprimento das pistas:
2,0 e 4,0 km
Distância da cidade: 4 km
Companhias que operam no aeroporto: Amaszonas, Avianca, BOA, Latam

 

 

Aeroporto Internacional Jorge Chávez/Callao (Lima):

O primeiro aeroporto de Lima foi o Aeroporto de Limatambo. Em 1960 ele foi fechado por falta de espaço e capacidade, sendo substituido pelo Aeroporto Internacional Lima-Callao. Em junho de 1965 foi renomeado para Jorge Chávez, em homenagem ao famoso aviador peruano. Em 2001 o governo do Peru repassou o aeroporto para uma administração privada, Lima Airport Partners (LAP).
Em 2005 o aeroporto passou pela primeira fase de um projeto de renovação e expansão. Em 2009 foi a vez da segunda fase da expansão.

Fundação: 1960
Código ICAO:
SPJC
Código IATA:
LIM
Comprimento das pistas:
3,5 km
Passageiros por ano:
8 milhões
Distância da cidade: 10 km
Website: http://www.lap.com.pe
Companhias que operam no aeroporto: Aerolineas Argentinas, Aeromexico, Air Canada, Air Europa, Air France, American Airlines, Avianca, Copa, Delta, Gol, Iberia, JetBlue, JetSmart, KLM, Latam, Sky, Star Peru, United, Viva

 

 

Aeroporto Internacional El Dorado (Bogotá):

A construção do aeroporto começou em 1955 e entrou em serviço em dezembro de 1959, substituindo o Aeroporto Internacional Techo, que era o principal aeroporto da cidade desde 1930. Em 1973 o aeroporto atingiu um marco ao atender quase três milhões de passageiros, tornando-se necessário uma segunda pista. Em 1981, a Avianca realizou a construção do Terminal Puente Aéreo.
Em 2017 as obras de expansão do aeroporto foram concluídas, que aumentou a capacidade do aeroporto para 43 milhões de passageiros por ano.

Fundação: 1959
Código ICAO:
SKBO
Código IATA:
BOG
Comprimento das pistas:
3,8 km
Passageiros por ano:
20 milhões
Distância da cidade: 14 km
Website:
http://www.elnuevodorado.com
Companhias que operam no aeroporto: Aerolineas Argentinas, AeroMexico, Air Canada, Air Europa, Air France, American Airlines, Avianca, Copa, Delta, Easyfly, Iberia, JetBlue, KLM, Latam, Lufthansa, Satena, Turkish, United, Viva

 

 

Aeroporto Internacional Simón Bolívar (Caracas):

Código ICAO:
SVMI
Código IATA:
CCS
Comprimento das pistas:
3,5 km e 3,0 km
Distância da cidade: 15 km
Website: http://www.aeropuerto-maiquetia.com.ve

 

 

Aeroporto Internacional José Joaquín de Olmedo/Simón Bolivar (Guayaquil)

Anteriormente conhecido como Aeroporto Internacional Simón Bolívar (o mesmo nome do aeroporto de Caracas, na Venezuela) foi renomeado para José Joaquín de Olmedo, em julho de 2006, quando foi inaugurado um novo terminal de passageiros com mais de 50 mil m².

Código ICAO: SEGU
Código IATA:
GYE
Comprimento das pistas:
2,7 km
Passageiros por ano:
1 milhão
Distância da cidade: 5 km

Companhias que operam no aeroporto: Air Europa, American Airlines, Avianca, Conviasa, Copa, Equair, Iberia, JetBlue, KLM, Latam, Plus Ultra, Spirit, Wingo

 

 

Aeroporto Internacional Mariscal Sucre (Quito)

O aeroporto foi inaugurado em 1960 e o seu terminal passou por uma reforma em 2003. Devido à sua localização cercada por montanhas, o aeroporto não pôde mais ser ampliado e foi decidida a construção de um novo aeroporto. As construções começaram em 2006 e o novo aeroporto foi inaugurado oficialmente em fevereiro de 2013. O primeiro voo foi de um Boeing 757 da American Airlines, em julho de 2012. Todos os voos foram transferidos para o novo aeroporto ainda em fevereiro e o antigo aeroporto encerrou todas as operações e foi transformado no Parque Bicentenário. O novo aeroporto manteve o mesmo nome do aeroporto antigo.

Código ICAO: SEQM
Código IATA:
UIO
Comprimento das pistas:
4,1 km
Passageiros por ano:
2 milhões
Distância da cidade: 36 km

Companhias que operam no aeroporto: AeroMexico, Aeroregional, Air Europa, American Airlines, Avianca, Conviasa, Copa, Delta, Equair, Iberia, JetBlue, KLM, Latam, United, Wingo

 

 

Aeroporto Internacional Tocumen (Panamá):

Durante a Segunda Guerra Mundial vários aeroportos foram construídos para proteger o Canal do Panamá. O Aeroporto Internacional de Tocumen foi inaugurado em junho de 1947. O primeiro terminal de passageiros só foi concluído sete anos depois.
Em 1971 foi iniciada uma grande expansão do aeroporto. Para isso o leito do rio Tocumen teve que ser desviado. O novo terminal de passageiros começou a operar em setembro de 1978.
Em 1981 o nome do aeroporto foi alterado para Aeroporto Internacional Omar Torrijos. Porém em 1990 o nome voltou a ser Tocumen, após a queda da ditadura do Panamá.
Em junho de 2003 o aeroporto passou a ser administrado pelo Aeropuerto Internacional de Tocumen S.A.
Em 2006 o aeroporto passou por uma expansão, ampliando a área do terminal de passageiros, novos portões de embarque e novas posições remotas.
Em abril de 2019 foi oficialmente inaugurado o Terminal 2.

Fundação: 1947
Código ICAO:
MPTO
Código IATA:
PTY
Comprimento das pistas:
2,6 km / 3 km
Passageiros por ano:
9 milhões
Distância da cidade: 22 km
Website: www.tocumenpanama.aero

Companhias que operam no aeroporto: Air Europa, Air France, American Airlines, Avianca, Conviasa, Copa, Delta, Estelar, Eurowings, Iberia, KLM, LASER, Spirit, Turkish, Turpial, United, Venezolana, Wingo

 

 

Aeroporto Internacional Benito Juárez (Cidade do México):

O aeroporto está num local originalmente conhecido como Llanos de Balbuena, usado para atividades aeronáuticas desde 1910. Em 1915 foi inaugurado no local o Aeroporto Militar de Balbuena. A construção do aeroporto civil começou em 1928, inaugurado oficialmente em maio de 1931, apesar do primeiro pouso ter sido feito em novembro de 1928, e o serviço regular já ter iniciado desde 1929. Em julho de 1943 foi elevado para categoria de Aeroporto Internacional, sendo a primeira operação desse tipo realizada pela Mexicana, vindo de Los Angeles. Em 1951 foi inaugurada uma nova pista e em 1952 um novo terminal de passageiros.
Em novembro de 1978 foi inaugurada a Torre de Controle e em abril de 1994 foi inaugurado um novo terminal para voos internacionais. Em março de 2008 foi inaugurado oficialmente o Terminal 2 de passageiros, enquanto o antigo passou a ser conhecido como Terminal 1. O novo terminal aumentou em 40% as posições do aeroporto e em 15% a capacidade operacional.
Em 2016 o aeroporto ultrapassou Guarulhos e se tornou o aeroporto mais movimentado da América Latina. Com o grande aumento do número de voos e passageiros, o aeroporto tem sofrido com as restrições de expansão, pois está localizado em uma área densamente povoada. Em 2014 foi anunciada a construção de um novo aeroporto internacional da Cidade do México, porém o projeto foi cancelado em outubro de 2018 após um referendo.

Fundação: 1931
Código ICAO:
MMMX
Código IATA:
MEX
Comprimento das pistas:
3,9 km
Capacidade de passageiros por ano:
32 milhões
Passageiros por ano:
36 milhões
Distância da cidade: 6 km
Website: http://www.aicm.com.mx

Companhias que operam no aeroporto:
Terminal 1: Air Canada, Air France, Alaska Airlines, Alitalia, American Airlines, ANA, Avianca, British Airways, China Southern, Cubana, Emirates, Iberia, Interjet, KLM, Latam, Lufthansa, Magnicharters, Southwest, United, Viva, Volaris
Terminal 2:
Aeromar, Aeromexico, Copa, Delta, Latam, Wingo

 

 

Aeroporto Internacional de Cancún

Código ICAO:
MMUN
Código IATA:
CUN
Comprimento das pistas:
2,8 e 3,5 km
Passageiros por ano:
22 milhões
Distância da cidade: 15 km
Website: www.cancun-airport.com

Companhias que operam no aeroporto: Aerolineas Argentinas, Aeromexico, Air Canada, Air Europa, Air France, Air Transat, Alaska Airlines, American Airlines, Avianca, British Airways, Condor, Copa, Delta, Edelweiss Air, Eurowings, Gol, JetBlue, KLM, Latam, Lufthansa, Southwest, Sunwing, Spirit, Sun Country, United, Viva, Volaris, WestJet

 

 

 

 

> Voltar ao topo da página

atualizado em 2022

Aviação Comercial.net