English

Em dezembro de 1945 nasceu a REAL (Redes Estaduais Aéreas Limitada). A companhia fez o seu primeiro voo em 7 de janeiro de 1946 entre São Paulo e Rio de Janeiro, com uma frota de três C-47. Em outubro a companhia incorporou dois Bristol 170, na época o maior avião do Brasil em capacidade (36 passageiros). Eles foram usados na rota entre São Paulo e Rio de Janeiro.
Em 1948 os Bristol 170 foram desativados, pois foi descoberta uma falha estrutural. A partir desse ano a empresa começou uma grande expansão, comprando outras companhias aéreas no país e alcançando uma frota de vinte aeronaves.
Em 1951 a Real iniciou sua primeira rota internacional, São Paulo - Assunção.
Em setembro de 1954 a companhia comprou a Aerovias Brasil e passou a se chamar Real-Aerovias. A Aerovias pode ser considerada a compra mais importante, pois com ela a Real expandiu suas rotas até os Estados Unidos. A Aerovias tinha sido fundada em 1942 e sua principal rota era Rio de Janeiro - Uberaba - Goiânia - Tocantins - Belém - Paramaribo - Port of Spain - Ciudad Trujillo - Miami. A Aerovias também tinha voos internacionais para Montevidéu e Buenos Aires.
Em 1956 ocorreu outro marco importante com a compra da Nacional, que era a maior companhia domestica no Brasil, atendendo mais de 70 destinos. A Nacional continuou a operar independentemente depois da compra pela Real. Porém a Real criou o Consórcio Real-Aerovias-Nacional, que passou a controlar as empresas.
Em 1956 a companhia chegou em Chicago, como uma extensão da rota para Miami.
Em 1957, com tantas compras, o número de aeronaves na frota da Real Aerovias chegou a incríveis 117 aeronaves! (sendo 88 DC-3/C-47). Segundo a IATA, era a sétima maior companhia aérea do mundo em frota. No mesmo ano a companhia foi a primeira a voar para Brasília, que ainda nem estava pronta. Depois disso a companhia passou a ser conhecida como "Real Aerovias Brasília". Ainda em 1957, a Real comprou 50% da Sadia.
Na década de 50 a Real era a principal concorrente da Varig nas rotas para os Estados Unidos. A Real foi acusada de praticar uma concorrência predatória cobrando 432 Dólares na rota para Miami, enquanto a IATA estipulava uma tarifa de 779 Dólares. Aliás essa era a principal estratégia da Real. Enquanto a Varig investia na qualidade do serviço, a Real tentava atrair os passageiros com tarifas baixas e marketing agressivo. Como resultado a Real conseguia uma boa ocupação em seus voos. Já no mercado doméstico a Real era a líder, conseguindo capturar cerca de 30% da demanda de passageiros no país.
No dia 9 de julho de 1960 a companhia inaugurou o voo Rio de Janeiro - Los Angeles - Honolulu - Tókio com o Super H Constellation. Porém a escala em Chicago havia sido cancelada no ano anterior. No mesmo ano a companhia comprou três Electras II da American Airlines. A Real também estudava a entrada na era a jato e negociava a aquisição de quatro Convair 880. A empresa acabou decidindo pelo Convair 990, porém o Convair e o Electra II não seriam recebidos pela Real.
A Real entrou nos anos 60 atendendo mais de cem destinos no Brasil, sendo a primeira companhia aérea a operar em muitos aeroportos do país. Porém a construção de novas estradas e a chegada de aeronaves mais modernas, porém maiores e mais caras, começou a inviabilizar a operação em destinos regionais. As companhias aéreas começaram a cortar escalas deficitárias. Justamente o oposto da estratégia da Real, que operava com uma frota gigantesca para vários destinos regionais. Somando-se a isso, houveram sucessivos aumentos nas tarifas aéreas causadas pelo aumento dos custos, como combustível, diminuíram drasticamente a demanda de passageiros. A situação financeira da Real se deteriorou rapidamente, colocando a empresa em uma situação difícil.
Em agosto de 1961 a empresa foi comprada pela Varig. A Varig relutou mas acabou assumindo as encomendas do Convair e do Electra II feitas pela Real.

 

 

 

Fundação: 1945
Encerrou as Atividades: 1961
Principais Aeroportos: Congonhas

Sede: São Paulo
Códigos: RL

 

 

A Aerovias Brasil foi fundada no dia 26 de agosto de 1942, como um projeto da TACA. As operações da companhia começaram no mesmo ano com aeronaves Lockheed L14, que faziam voos fretados dentro do Brasil e para os Estados Unidos.
Em 1946 a Aerovias finalmente iniciou os voos regulares entre o Brasil e os Estados Unidos. Para isso a companhia recebeu aeronaves DC-3, que iniciavam a rota no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e seguiam para Miami com várias escalas. O voo demorava nada menos do que 3 dias para chegar em Miami e possuía 3 frequencias semanais. A Aerovias foi a primeira companhia aérea brasileira a voar para os Estados Unidos.
Em 1947 a Aerovias Brasil já atendia todo o litoral brasileiro, desde Porto Alegre até Belém. Nesse ano a TACA vendeu sua participação na empresa para brasileiros.
Em 1948 a Aerovias aproveitou as dificuldades financeiras da NAB e ampliou sua presença na região nordeste.
Em fevereiro de 1949 foi comprada pelo estado de São Paulo.
Em 1951 a empresa chegou em Buenos Aires com o DC-4. No mesmo ano a Aerovias também recebeu aeronaves C-46 para realizar voos cargueiros para os EUA. Em 1953 passou a voar para Montevidéu.
Em 1954 foi comprada pela Real, que passou a se chamar Real - Aerovias. Em 1961 o
Consórcio Real-Aerovias-Nacional foi comprado pela Varig.

 

Fundação: 1942
Encerrou as Atividades: 1954
Principais Aeroportos: Congonhas

Sede: São Paulo
Códigos: BSL

 

 

A Transportes Aéreos Nacional foi fundada em 1946 por ex-pilotos da Cruzeiro. O primeiro voo ocorreu em janeiro de 1948 entre Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador e Cuiabá com dois DC-3.
Em 1950 a frota da companhia já possuía seis DC-3/C-47 e dois Curtiss C-46. A companhia também passou a voar para São Paulo e Assunção, no Paraguai.
No inicio dos anos 50 a Nacional adquiriu várias outras companhias aéreas no Brasil, o que a tornou a maior operadora doméstica do pais, atendendo 74 cidades no Brasil.
Em agosto de 1956 a Nacional foi comprada pela Real-Aerovias, formando o Consórcio Real-Aerovias-Nacional, que foi comprado pela Varig em 1961.

 

Fundação: 1946
Encerrou as Atividades: 1956
Principais Aeroportos: Pampulha

Sede: Belo Horizonte

 

 

Evolução da empresa:

Logos:
 

   

 

 

> Veja a frota Real-Aerovias-Nacional

> Veja os Mapas de Rota da Real-Aerovias-Nacional

> Veja as propagandas da Real-Aerovias-Nacional
 

 

Atualizado em novembro de 2021

Aviação Comercial.net