EDITORIAL  |  REPORTAGENS  |  FLIGHT REPORTS  |  AEROPORTOS  |  AERONAVES  |  COMPANHIAS AÉREAS  |  ACIDENTES

 

Fortaleza

O Aeroporto Internacional Pinto Martins teve suas origens na pista do Alto da Balança, construída na década de 1930 e utilizada até o ano 2000 pelo Aeroclube de Fortaleza. Atualmente, ela serve exclusivamente às operações do grupamento CIOPAER. Durante a II Guerra Mundial, a pista serviu de base de apoio às forças aliadas, época em que foi construída a segunda pista de pousos e decolagens, a atual pista principal do Aeroporto de Fortaleza. 

Em 13 de maio de 1952, o Aeroporto ganhou o nome de Pinto Martins em homenagem ao cearense Euclydes Pinto Martins. No início da década de 1920, este cidadão de Camocim realizou o primeiro vôo sobre o Oceano Atlântico, entre Nova York e o Rio de Janeiro, a bordo do hidroavião Sampaio Correia.

A Infraero assumiu a administração do Aeroporto de Fortaleza em 1974, quando iníciou uma série de obras para revitalização e ampliação do complexo aeroportuário, entre elas a do pátio e a do terminal de passageiros. 

Por meio de uma parceria entre a empresa, Governo Federal e Governo Estadual, o aeroporto recebeu novo e moderno terminal de passageiros com 32.000 m2, inaugurado em fevereiro de 1998. O novo terminal tem capacidade para 3 milhões de passageiros ao ano e é dotado de modernos sistemas de automação predial. 

O terminal de passageiros do Aeroporto Internacional de Fortaleza é totalmente climatizado e dividido em quatro pisos. No subsolo, encontra-se o estacionamento de veículos com capacidade para mil vagas, os caixas eletrônicos e o ponto de ônibus urbano comum que serve regularmente ao aeroporto. 

No primeiro piso estão 31 balcões de check-in, as lojas das companhias aéreas, locadoras de automóveis, informações turísticas, Juizado de Menores, DAC, Balcão de Informações, desembarque de passageiros e o acesso aos dois postos de táxis. No segundo piso estão os estabelecimentos comerciais, a praça de alimentação e as salas de embarque doméstico e internacional. No último andar, estão instalados uma choperia e o Mirante - de onde se descortina uma visão do pátio de manobras e da cidade de Fortaleza. O pátio de manobras tem 152.857 m2 e permite acomodar simultaneamente 14 aeronaves em posições pré-estabelecidas. 

Operam regularmente em Fortaleza as companhias aéreas Transportes Aéreos Cabo Verde, Gol, OceanAir, TAF, TAM, Varig, Webjet e TAP. O Aeroporto recebe com freqüência vôos fretados nacionais e internacionais. 

Segundo os projetistas, o terminal de passageiros, inaugurado em 1998, terá uma vida útil de no mínimo 50 anos. O antigo terminal de passageiros, denominado Terminal de Aviação Geral, é hoje utilizado para aviação geral e pela Seção Contra Incêndio. Ao seu lado está a Torre de Controle. 

Atualmente, a Infraero realiza a construção do terminal de cargas do aeroporto. O novo terminal será edificado em uma área de aproximadamente oito mil metros quadrados, o que aumentará em dez vezes a capacidade de armazenamento e manuseio de cargas, de 500 toneladas para 5.000 ton/ano. 

Futuramente, o terminal de cargas deverá ser conectado à rodovia e à ferrovia, permitindo a intermodalidade do sistema. 

Durante o ano de 2007, o aeroporto Pinto Martins, localizado em uma área de 5.194.230 m2 e com uma pista com extensão de 3.545 m, teve um movimento de 47.3226 aeronaves, as quais transportaram 35.296.707 kg de carga e 3.614.439 passageiros. 

Dentre as facilidades encontradas no aeroporto de Fortaleza devemos destacar: 

 

Bar e/ou lanchonete

Berçário

Carrinhos à disposição dos passageiros para transporte de suas bagagens

Check-in automatizado

Climatização da sala de embarque

Climatização da sala de desembarque

Climatização do restaurante

Climatização do saguão

Free-Shop

Jornais e revistas

Ônibus para transporte de passageiros nos pátios de manobras

Pontes de embarque e/ou desembarque

Restaurante

Sala de recepção

Serviço bancário

Serviço contra-incêndio especializado

Serviço de atendimento médico

Serviço de locação de veículo

Serviço de remoção de emergência médica

Serviço de reserva de hotel

Serviço postal telegráfico

Serviços de órgãos públicos

Sinalização vertical no terminal de passageiros

Sistema semi-automático anunciador de mensagens

Terminal de Carga

 

Topo da página